A rua Jupuruchita, que liga a av. Paes de Barros à rua Cristianópolis, é, provavelmente, a rua do nosso Bairro que apresenta a maior controvérsia em relação ao seu nome.

A palavra, de origem tupi, foi o nome pelo qual os indígenas denominavam um caracol de concha cônica enrolada em espiral e tem, pelo menos, três nomenclaturas: iapuruchitã, japuruchita e jupuruchita.

Na verdade, o primeiro nome dado à rua foi rua Dezenove. Posteriormente, mais precisamente em 19 de novembro de 1954, o Decreto Municipal nº 2739 atribuiu-lhe o nome de rua Japuruchita, que não agradou os moradores, os quais alegavam que há décadas a mesma já era conhecida como Jupuruchita, pleiteando a devida correção, reinvindicação essa que foi aprovada e legalizada pela Lei nº 16.294 de 05 de novembro de 2015.

Mais recentemente, uma nova polêmica se formou quando os moradores perceberam uma placa recém colocada com a denominação “Japuruchitá” (com acento agudo). Imediatamente acionaram a Prefeitura que, mesmo reconhecendo o erro, afirmou não ter verba para promover a substituição. Diante disso, os zelosos moradores, por conta própria, mandaram fazer uma placa com o nome correto e colaram em cima daquela com a grafia errada. E temos dito!