Você sabia que a grande artista plástica Tomie Ohtake morou na Mooca?

Nascida no Japão, a artista veio em 1936 ao Brasil para visitar um de seus irmãos que possuía uma empresa no Brasil e morava na Mooca. Aqui, ela se casou com o engenheiro agrônomo japonês Ushio Ohtake com quem teve dois filhos (Ricardo e Ruy) e fixou residência no Bairro, mais precisamente na Rua da Paz (hoje rua Rua do Lirismo) e foi nesta casa que Tomie iniciou sua vida artística, permanecendo no Bairro por três décadas.

Em entrevista para Revista do Tatuapé, seu filho Ricardo Ohtake, famosíssimo arquiteto, relembra da época em que morou na Mooca:

“É engraçado porque não tinha um japonês por perto. Mas tinha muito italiano. Eu me lembro muito bem dos sobrenomes: Pugliesi, Cappo, Benedetti, Parisi, Barsote. Tinha até uns espanhóis e um russo”, relembra.

Foi na pequena casa da rua do Lirismo, 96 que Tomie iniciou sua vida artística, Mais precisamente, foi na sala de jantar que ela começou a pintar.

“Ela ficava em um cantinho e precisava montar e desmontar todo o material de pintura diariamente. Era uma bruta trabalheira”, relembra o filho. Os primeiros quadros eram pequenos, mas, com o tempo, a artista sentiu necessidade de fazer obras de maiores dimensões. Aí, a casa da família precisou ser rearranjada para que Tomie pudesse trabalhar. E lá se foi a sala de visitas, transformada em ateliê.

Com o passar do tempo, seu trabalho ganhou notoriedade e a casa da Mooca passou a receber a visita de personagens ilustres como Ciccillo Matarazzo (mecenas e criador do Museu de Arte Moderna de São Paulo, do TBC – Teatro Brasileiro de Comédia- e da Companhia Cinematográfica Vera Cruz), o crítico de arte Mário Pedrosa e o médico Osório César (psiquiatra que foi marido da Tarsila do Amaral, médico do Hospital Psiquiátrico do Juqueri e responsável por incentivar os internos a pintarem e desenharem). A pequena Rua da Paz passou a exalar arte e Tomie ganhando notoriedade mundial, principalmente por seus projetos de obras.

Tomie Ohtake veio a falecer em 2015, aos 101 anos.

Publicado em agosto/2023