A rua Dias Leme liga a rua Curupace à rua Tamarataca.

Seu nome homenageia Luis Dias Leme, bandeirante nascido em São Paulo-SP e falecido em Santos-SP em 16/07/1659; foi casado com Catharina Pelaes, tendo morado nas vilas de Santos e São Vicente.

Em 27 de Dezembro de 1655, foi nomeado Capitão da vila de São Vicente, onde foi “o homem de maior respeito e autoridade que houve nesse lugar, estimado por suas virtudes”.

Foi “da governança da terra, com o primeiro voto em todas as assembléias da vila de São Vicente;

Foi ele o eleito para aclamar rei a Dom João IV, em oposição ao partido dos poderosos castelhanos, que, aclamaram rei de São Paulo a Amador Bueno da Ribeira”.

Ocupou-se na fabricação de navios de pequena tonelagem, para navegação costeira.

Como bandeirante, em 1635 liderou a primeira expedição ao sertão do Tapes, no Rio Grande do Sul. Esta expedição, formada em São Paulo, Santos e São Vicente, partiu com mais de 200 homens brancos, além de numerosos índios. Desembarcou na costa de Santa Catarina na Laguna dos Patos (não é a Lagoa dos Patos, mais ao sul). Em Junho desse mesmo ano, estavam acampados na aldeia do cacique Aracambi, no sertão dos Patos. Por esse motivo, ficou conhecida como “a bandeira de Aracambi”. Retornaram a São Paulo em novembro de 1635. Foi uma bandeira de curta duração, que serviu como batedora para as grandes expedições dos anos seguintes.
Em 1637, retornou ao sul na bandeira de Fernão Dias Paes, atacando as reduções jesuíticas.

Fonte: Genearc / https://www.geneaminas.com.br/genealogia-mineira/restrita/enlace.asp?codenlace=1402785