A posso dizer quantas vezes ou e vi minha mãe, tias e avós falando ….aqui ou se entra para esta família ou sai de vez!!!!
Era assim que funcionava o processo de seleção de um candidato a entrar na família, não só para as mulheres, mas para os homens também.

Foi muito engraçado durante anos acompanhar o vai e vem de pessoas novas entrando e saindo rapidamente da família, eu que era a caçula aprendi rápido, se eu achasse que a família não ia aprovar nem levava para eles conhecerem, se levava e eles não aprovavam ahhh ai sim o papo já era logo casamento, todos em volta, lógico umas 40 pessoas perguntando _ quando você pretende casar, o que você vai fazer, pegavam no pe de tal forma que não sobrava muita opção a não ser correr.. Uhhh e casar era uma obrigação, estou casada ha um ano, tenho 28 agora e lembro-me da minha avo dizer todo dia – rezo para você casar logo!!!!! Agora ela me diz assim – Nunca me de uma ma noticia, noticias só boas , ….

O resto da família foi do mesmo jeito e hoje me divirto ao ver as mães extremamente protetoras, que continuam preparando a comida do filho querido e levando para nora, ou babando atrás dos netos… leoas como só elas essas nonnas são um exemplo de sabedoria e amor, hoje sei o valor de uma família, o valor de um amor, hoje sei como é bom termos famílias grandes, falarmos com as mãos e disputarmos pra ver quem fala mais alto, comer de tudo só pra não ter que deixar no prato.

Hoje sei do valor de nascer na Mooca e dela guardar o que a de melhor a tradição de que as pessoas são boas e que as coisas entre nos ainda são resolvidas na palavra, pois confiança e dignidade é coisa que aprendemos no berço!!!

Obrigada as nossas mamas!!! verdadeiras mulheres !!!!
Luciana Romanato Torello