Quem hoje tem mais de 35 anos certamente deve lembrar do Fabbrica 5, famosa casa noturna inaugurada na Mooca no dia 23 de agosto de 2000, pelo apresentador Gugu Liberato, o ator Miguel Falabella e o empresário e promoter Klaus Ebone.

O Fabbrica 5 localizava-se na lateral da avenida Alcântara Machado quase esquina com a rua Barão de Jaguara, local onde antigamente funcionava a Tecelagem Labor e a fábrica de Lenços Presidente em imóvel construído no século XIX. A arquitetura da casa foi mantida visando respeitar a estrutura original do prédio em uma área de 3.500 m², com 12 ambientes.

Por detrás do Fabbrica 5 foi montada uma estratégia de marketing inédita na televisão brasileira: um programa de tevê criado especialmente para promover uma casa noturna recém-inaugurada no bairro da Mooca, em São Paulo.

Falabella montou a boate e Gugu produziu o programa, que era transmitido ao vivo toda sexta-feira a partir da meia-noite na TV Gazeta. O promoter Klaus Ebone, também sócio, foi convidado para estrear como apresentador de tevê.

A fórmula adotada por esse trio adaptou a casa noturna em uma espécie de parque de diversões interativo para seus frequentadores, que lá cantavam no videokê, dançavam na pista, se alimentavam na pizzaria, davam um trato no visual no salão de beleza e surfavam nos monitores plugados na internet. Na entrada da casa havia espaço cultural com exposições e performances. Mas a grande atração era o aquário humano exibindo performances de sereias e nadadores com vista para a rua e para o interior da balada.

Em 2001, a equipe Furacão 2000 realizou junto a casa, o primeiro baile funk oficial de São Paulo, com os integrantes do Bonde do Tigrão e dançarinas de funk do Rio de Janeiro

A balada funcionava de quarta-feira a domingo, a partir das 22h. A matinê era aos domingos, das 17h às 21h.

O projeto acabou em meados 2005 e 2006, e desde então o imóvel segue abandonado, sendo recentemente invadido por integrantes de movimentos sociais e imigrantes.

(publicado em agosto de 2019)