Considerado uma das primeiras, senão a primeira escola da Mooca, o Externato Mattoso, localizado na rua dos Trilhos 1269 foi fundado em 1910 pelas irmãs Etelvina, Mariana e Arlinda da Costa Mattoso, as quais eram consideradas boas professoras porém muito rigorosas. “Ainda hoje tenho marcas de grãos de milho nos joelhos e orelhas doloridas de tantos puxões…” afirmou um antigo aluno.

A história do Externato, começou com a vinda das irmãs de Campinas, onde estudavam em um colégio religioso. Com a morte do pai, Francisco da Costa Mattoso, um apaixonado por corridas de cavalo que não saía do antigo Hipódromo da Mooca, bem próximo do Externato, tiveram que arregaçar as mangas e trabalhar duro. Junto com o Francisco, irmão mais moço, construíram grande parte do prédio.

Apesar de usufruir de boa fama pela qualidade do ensino, o Externato tornou-se famoso pelo fato de ter sido severamente bombardeado durante a Revolta de 1924, com sua fachada completamente perfurada por balas, morteiros e granadas, além de ter sido ocupado pelas forças revolucionárias.

Durante muitos anos, as fotografias das crianças tiradas durante as formaturas, tinham como pano de fundo, uma parede crivada de tiros de fuzil.

Felizmente, diante dos rumos que estava tomando a revolução e, antevendo o que poderia acontecer, a exemplo de milhares de outros habitantes da Mooca, as três irmãs foram obrigadas a fugir para um sítio em Santo Amaro, que pertencia a um parente. Para empreender a viagem alugaram uma carroça que levou algumas boas horas até chegar ao destino, onde puderam ficar em segurança.

Acalmada a situação, as irmãs retornaram para a Mooca reabrindo o Externato. Com o crescimento da cidade e a ampliação da rede pública de ensino, a escola, bastante acanhada, não teve como sobreviver. Além disso, as velhas professoras já estavam precisando se aposentar depois de quase sessenta anos de trabalho. Conta-se que nos anos sessenta, os Mesquita, proprietários do Colégio São Judas propuseram uma parceria, mas as irmãs, desconfiadas, não aprovaram a ideia, preferindo encerrar as atividades do Externato Mattoso no começo dos anos 70.

Nos 20 anos seguintes, o imóvel foi ocupado por uma escola de inglês e depois por uma fábrica de bijuterias. Hoje, o nome em relevo Externato Mattoso, foi definitivamente apagado do prédio, que se transformou em uma pizzaria e a cidade perdeu mais um pouco de sua memória.

Texto inserido em 04/2023