Acontecimento de rara importância para a aviação brasileira teria por palco, a 28 de abril de 1912, o Hipódromo Paulistano, localizado no Bairro da Mooca.

Ali, Eduardo Pacheco Chaves, Edu Chaves para seus amigos e admiradores, amigo de Santos Dumont, iniciaria uma tentativa para ligar São Paulo ao Rio de Janeiro por via aérea.

O início do raide, inicialmente marcado para o dia 27 somente ocorreu no dia imediato, em razão do tempo adverso reinante na rota a ser seguida.

A 28, contudo, após duas tentativas frustradas, já que o avião, sobrecarregado pelo peso do tanque adicional de gasolina negava-se a subir, teve início o vôo .

Isto após o aparelho deslizar por cento e trinta metros. Infelizmente, depois de uma escala em Guaratinguetá, Edu Chaves seria obrigado a descer em pleno mar, nas proximidades de Mangaratiba, salvando-se o piloto a nado, graças ao seu extraordinário preparo físico.

Dois anos depois, ou seja, em 1914 conseguiu, finalmente concretizar o seu propósito sendo o primeiro a completar uma viagem aérea de São Paulo ao Rio de Janeiro.

Fonte : Publicação do Jockey Club de São Paulo em comemoração ao seu centenário