André Perez Galvez. Velho e querido amigo. Com exceção da mulher e do filho, acho que ninguém sabe a quem pertence esse nome. Cubano de origem e moquense por adoção, André foi uma pessoa adorável em todos os sentidos. Todos se sentiam bem em sua alegre companhia. Exímio bailarino dançava o tango e o samba como poucos.
Que o digam os freqüentadores dos famosos, Minas e Piratininga, hoje somente na memória dos grandes dançarinos de antanho.Como sinuqueiro frequentou vários anos o Salão Premier da Av. Paes de Barros onde entre outros jogava o famoso Carne Frita, considerado o maior jogador de sinuca de todos os tempos. Mas não foi como sinuqueiro ou bailarino que ficou conhecido entre as várias gerações. Como boleiro ele foi amado, venerado e respeitado até por seus poucos “inimigos”.
Como técnico dirigiu entre as décadas de 40 a 80, os mais famosos clubes de várzea da Mooca, entre eles o APEA, Madrid, o Cairú, o Xingú e o Parque da Mooca na época em que disputava o Galo da Várzea. Tinha olhos de lince e uma visão para descobrir talentos. Amigo e conselheiro do fabuloso Rodrigues, ponta esquerda do Palmeiras e da Seleção Brasileira, acho que quando dizer seu nome de guerra todos antigos craques da várzea concordarão com esta minha análise.
Tive oportunidade de estar com ele poucos dias antes de falecer (fins de 2002) e vi que ele havia se tornado um velho adorável por excelência. Carregava em seus largos bolsos saquinhos de balas de mel e ia distribuindo às crianças por onde passava. Numa dessas vezes estava ao meu lado quando pediu que eu parasse o auto defronte à Igreja San Gennaro, por quem tinha profundo respeito. Incontinente freei o carro e parei junto à calçada. Sabem por que havia pedido para parar? Para entregar umas poucas balas para uma mulher com o filho no colo sentada na porta da Igreja.
Por esse seu gesto característico os mais velhos já devem saber de quem estou falando. Isso mesmo! Trata-se de Cuchara, esse magnífico cubano que Deus emprestou ao povo da Mooca e que hoje deve estar dirigindo algum Clube.