Quantas recordações… – Maria Pilar Maiztegui Valdivieso

Morei 24 anos na Mooca, na Rua Sapucaia, bem pertinho da Pizzaria do Ângelo, e esta pizzaria realmente é a mais gostosa do pedaço…
Mas também não se pode descartar a São Pedro, nem a Juventus – casa de esfihas, uma das mais saborosas do bairro.

Minha família tinha fábrica montada na Rua Tobias Barreto, onde hoje é a Ventisilva… Meu tio (José Maria Lizzarriturri), era o proprietário de uma fábrica de armas, a antiga Castelo. Há muito que não existe, mas durante as décadas de 40 e 50, era merecedora de grande destaque.
Senhoras da alta sociedade adquiriam as garruchinhas e pistolinhas com cabos de madrepérola e aço inoxidável como status, carregando em suas bolsinhas de mão no intuito de protegê-las da violência de então. (???)

Ao lado da Castelo, uma outra fábrica de destaque : SECURIT… durante anos imperou no bairro, fazendo armários e portas de aço e equipamentos de segurança, até que por fim sucumbiu e em seu lugar encontramos hoje a grande concessionária da FIAT – Sinal Veículos.
Na própria rua onde morava – na Sapucaia – houve muita mudança. Onde estavam prédios antigos e uma tecelagem, a Record, foram erguidos prédios de apartamento de médio e alto padrão, e aos poucos, o sossego vai assumindo os novos comportamentos da sociedade.

A primeira Universidade entrou com ar majestoso na Rua Taquari. A São Judas trocou o prédio da Rua Javari por um complexo gigantesco que não pára de crescer.

O primeiro motel da região – Pousada do Cawboy – deu o que falar!
E o progresso chega aos poucos, devastando as lembranças, dando lugar para novos empreendimentos…

Mas o gostoso mesmo é que por onde passo, relembro os bons momentos da minha infância, e a imagem destes enche de alegria e tira o vazio que o concreto insiste em sepultar.

Maria Pilar Maiztegui Valdivieso