A Mooca irá tornar-se ainda mais européia

Você gostaria de conhecer a Europa sem sair da Mooca? Pois bem, esse sonho pode tornar-se realidade, graças a um projeto que vem sendo desenvolvido por um grupo de pessoas.

A iniciativa partiu do renomado médico psiquiatra Dr. Alfredo Toscano Jr que lançou a idéia por intermédio da internet, em dezembro de 2003, criando um “forum on line” onde são relatados e discutidas as idéias relacionadas ao Projeto e à cultura européia e dos imigrantes, fórum este que, rapidamente, teve uma considerável receptividade com dezenas de pessoas a ele se integrando.

FUNDOAtualmente, o Grupo conta com mais de setenta participantes, de várias etnias e das mais variadas formações profissionais. Até pessoas residentes no exterior vêm participando das discussões via internet. O coordenador do grupo, Dr Toscano, ressalta que “ninguém está pensando em ganhar dinheiro com esse Projeto, pois o que move esse trabalho e o entusiasmo das pessoas é a preocupação com a Mooca e a deteriorização do Bairro”.

Já no mês de dezembro ocorreu a primeira reunião contando, inicialmente, com a presença de seis pessoas, ocasião em que foram delineadas as bases principais do Projeto que recebeu o sugestivo nome de “Piccola Europa”.

Como é sabido, a Mooca possui características muito próprias que a distingue e a notabiliza. Dentre essas características estão as suas raízes européias (de várias nacionalidades) e uma arquitetura típica, objeto de inúmeras reportagens e estudos por especialistas.

E foram justamente esses aspectos que nortearam a idéia do Projeto, ou seja, a restauração arquitetônica e o resgate das raízes européias. A principio, o local escolhido é a tradicionalíssima Rua da Mooca, no pedaço entre a Rua Piratininga e a Rua Mem de Sá.

Nesse espaço de rua se localiza a Igreja de San Gennaro, padroeiro da Mooca, além de inúmeras construções que datam do início do século XX, lamentavelmente muito deterioradas e a maior parte das quais transformadas em cortiços e depósitos de materiais recicláveis.

O Projeto Piccola Europa visa justamente restaurar e transformar esses locais em cafés, lojas, restaurantes, cinemas, vídeo-locadoras, biblioteca, centro cultural, enfim, atividades diversas com motivos e características européias e relacionados à cultura das mais variadas raças dos imigrantes que povoaram nosso Bairro.

Com o interesse demonstrado pelo Projeto, o grupo pioneiro resolveu integrar-se a Associação Amoamooca, presidida pela Dona Zina, e, a partir daí, várias reuniões já foram realizadas em locais diferentes, como o Memorial do Imigrante, Igreja de San Gennaro, a sede da Amoamooca etc.

Tão logo o Projeto esteja concluído, deverá ser encaminhado para a Prefeitura do Município de São Paulo. Em paralelo vêm sendo mantidos contatos com empresários visando a sondagem para obter a adesão de possíveis patrocinadores do empreendimento.