O Diário Popular de 02 de abril de 1969 publicou a seguinte matéria em sua seção de esportes amadores :

“JUVENTUS DERROTOU CORINTHIANS, AGORA JÁ É CAMPEÃO DE BASQUETE”

A luta da gente juventina em busca de um título dentro do esporte amador culminou, na noite de ontem, com a conquista do campeonato estadual da categoria pré-mirim ( …)”

Essa conquista foi, de fato, o primeiro título estadual de uma equipe de basquete do Juventus e referia-se a um campeonato pré-mirim (sub- 13). Realizado no ginásio do Esporte Clube Sírio e contou com o campeão do Interior, Clube Luso-brasileiro de Bauru e as quatro melhores equipes do campeonato da Grande São Paulo: EC Pinheiros, CA Juventus, SC Corinthians Paulista e SE Palmeiras.

A campanha dos garotos juventinos com 4 vitórias e 1 derrota, foi a seguinte:

Fase de classificação

Juventus 38 X Palmeiras 25

Juventus 41 X Corinthians 55

Juventus 35 X Luso de Bauru 30

Juventus 40 X Pinheiros 31

Final

Juventus 41 x 31 Corinthians

A partida final, foi realizada na noite de 1º de abril de 1969, com o Corinthians, cujo técnico era Wlamyr Marques, confiante por já haver vencido o Juventus na fase de classificação, começando melhor e terminando o primeiro tempo na frente do placar . Entretanto, o Juventus, orientado por Júlio Cerello, reagiu de forma espetacular no segundo tempo, virando o jogo e alargando o placar a seu favor. Destacou-se o atleta do Juventus, José Carlos Saiani (Zé Galinha), que durante a partida fez 25 pontos, consolidando a sua posição de Cestinha do torneio, o qual, mais tarde, viria a integrar a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980, juntamente com Marcel de Souza, que naquela final sub-13 defendeu o Corinthians Paulista.

Participaram da inesquecível campanha, os seguintes personagens:

Diretor de Esportes Amadores: Sérgio Agarelli

Diretor de Basquete : Paschoal Ugliano

Diretores Adjuntos : José Weiss, Siqueira e Rubens

Técnico : Júlio Cerello

Aux. Técnico : Miguel

Massagista : Chester

Atletas :Carlos Molina Munhoz, Elcio Tumenas, João Olegário Weiss, Jorge Miguel Bauab, José Carlos Saiani (capitão), Marco Antonio Saiani, Reinaldo Alegre, Rubens Geraldo Cerialle e Sergio Valdez Agarelli.