No Brasil o serviço de correio aéreo teve seu início na década de 30, sendo na verdade dois serviços diferentes: o Correio Aéreo Naval (CAN), cuja origem era o Correio Aéreo da Esquadra, operado pela Aviação Naval e o Correio Aéreo Militar (CAM), operado pela Aviação Militar. Com a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, os serviços foram unificados sob a insígnia do Correio Aéreo Nacional.
Nessa época a navegação aérea era baseada na identificação visual, no rumo marcado na bússola e no tempo medido nos relógios de pulso. Só se voava de dia.
Idealizado pelo então Major Eduardo Gomes, em 12 de Junho de 1931, acontecia o primeiro vôo do que seria o Correio Aéreo Militar. Sob o comando do Tenente Nelson Freire Alvenére-Wanderley e o Tenente Casemiro Montenegro Filho, o biplano Curtiss FledLing de matrícula K263, apelidado de “Frankenstein” por ter suas formas angulares desprovidas de qualquer beleza, decolou do Campo dos Afonsos no Rio de Janeiro rumo a São Paulo carregando um malote com apenas duas correspondências.
Por causa do mau tempo, a primeira mala postal transportada do Rio para São Paulo percorreu em cinco horas e meia o percurso que hoje é feito em menos de uma hora. Quando os aviadores chegaram ao Campo de Marte já era noite e não podiam pousar por falta de iluminação. A solução encontrada foi aterrissar no Jockey Club da Mooca, local onde hoje está situada a Subprefeitura Mooca. Daí eles pularam o muro, pegaram um táxi e foram até a estação central dos Correios para efetuar a entrega da mala postal, dando por cumprida a missão.
E a Mooca esteve presente em mais um acontecimento histórico no cenário nacional.