No passado, uma das coisas que me dava maior prazer era circular pelas ruas da Mooca na manhã do Natal e desfrutar da alegria das muitas crianças nas calçadas brincando com os presentes recebidos do Papai Noel. Meninos com suas bicicletas, carrinhos e bolas de futebol e as meninas com bonecas, patinetes, etc., crianças essas que não viam a hora de mostrar os presentes para seus amigos.

Nos últimos anos tentei alguma vezes repetir esse passeio, mas foi extremamente frustrante. Encontrei apenas ruas e calçadas vazias. Os tempos são outros e os presentes e costumes estão bem diferentes. As crianças estavam todas fechadas dentro de suas casas, um pouco por medo da violência nas ruas que a cada vez aumenta mais e, principalmente, por estarem brincando com seus joguinhos eletrônicos e celulares presenteados não mais pelo Papai Noel porque as crianças de hoje infelizmente não mais acreditam nessa lenda, mas por seus pais.

Na manhã deste Natal, só me resta também ficar em casa e acompanhar a alegria das crianças por intermédio das fotos nas mídias sociais.