O ano de 1968 marcou o início de uma década considerada “de ouro” do Basquete Juventino, com um vice campeonato da categoria Pré-Mirim e bons resultados no torneio de Lances Livres.
Na foto, em pé da esquerda para direita: Rubens Cerialle, Reinaldo Alegre, Sergio V. Agarelli, Silvio, José Carlos Saiani (Zé Galinha), Élcio Tumenas e Júlio Cerello. Agachados na mesma ordem: Carlinhos Munhoz, Marquinhos Saiani, Gilberto, Jorge Bauab, Joãozinho Weiss e Ricardinho.
O ano de 1969 foi pródigo quando se fala de conquistas das categorias juventinas de base, colocando-se sempre entre oa três melhores equipes em Campeonatos Metropolitanos, Estaduais e Torneio Início como também em conquistas individuais nos torneios de Lance Livre e Cestinhas de Campeonatos.
Vemos na foto: Da direita para esquerda: Elcio Tumenas, Sergio V. Agarelli, Rubens Cerialli, José Carlos Saiani, Marquinhos Saiani, |Reginaldo Alegre, Jorge Baub, João Weis e Carlinhos Munhoz
Entretanto, uma façanha protagonizada pela equipe Mirim (sub 14) no Campeonato Paulista daquele ano chamou atenção pelo seu ineditismo, pois, pela primeira vez no País, uma equipe daquela categoria alcançava contagem centenária em um jogo oficial. Sergio V. Agarelli, um dos membros daquela equipe, lembra bem daquele dia:
O fato hoje toma uma dimensão maior porque não existia a regra de arremesso de 3 pontos e de 3 lance livres, as dimensões da quadra e a altura da tabela eram as mesmas dos profissionais, e, ainda por cima, o Juventus mandava seus jogos em quadra externa, sujeitando os atletas aos caprichos do vento e da temepratura. Mas nosso time era muito forte e contava com três jogadores da Seleção Paulista. Na medida em que a contagem aumentava, notávamos que a arquibancada ia se enchendo. Perto do fim, numa bandeja de contra-ataque, o Airtinho fez o centésimo ponto. Fim de jogo : Juventus 100 x 32 Hebraica.
Participaram daquela histórica partida os seguintes atletas, comandados pelo técnico Prof. Júlio Cerello: Airton Bernabé (autor do centésimo ponto); Elcio Tumenas; Horácio Consolmagno; João O. Weiss; José Carlos Saiani (cestinha do jogo com 44 pontos); Marcos A. dos Santos; Marcos Bussas; Nilton Ambrósio; Reginaldo Vieira da Silva; Ronaldo Tunisi; Rubens G. Cerialle; Sergio V. Agarelli e Wladimir Silvestre.
Em 1969 os cestobolistas do Clube Atlético Juventus conquistaram ainda dois títulos de campeões paulistas de lance livre no torneio realizado no Tiete. Os campeões foram Luiz Augusto Pinto, na categoria infantil e Ronaldo Tunisi na categoria mirim. Na classificação coletiva o Juventus obteve o segundo lugar. A equipe mirim terminou o campeonato como vice-campeã metropolitana, sendo José Carlos Saiani mais uma vez o cestinha do torneio. Os vice campeões comandados por Julio Cerelo foram: Zé Carlos, Ronaldo Tunisi, Rubens Cerialli, Hercão, Nilton Ambrósio, Reginaldo, Sergio Agarelli, João, Elcio, Horácio Consomagno, Marco Antonio dos Santos, Vladimir, Airton, Francisco Prisco Neto.
Próximo desafio seria o Estadual na cidade de Penápolis e também a adaptação aos novos comandantes pois o exitoso trabalho do Professor Júlio Cerello o levou a ser convidado a dirigir as equipes do Monte Libano, aceitou e levou José Carlos Saiani com ele. Carlos A. Teixeira, Paulo A. Santos, José Oda entre outros profissionais assumiram os trabalhos e tiveram sucesso. Já em 1970 o clube avinhado teve coroado de êxito o trabalho dos novos técnicos, conquistando de forma invicta o campeonato estadual. Os finalistas além do Juventus foram Palmeiras, Corinthians, Espéria da capital e Tênis Clube de São José dos Campos, Luso de Bauru, São Carlos e Campinas do interior. Na decisão, no Ginásio do DEFE, zona Oste de São Paulo e bem próximo do Parque Antártica, o Juventus demonstrou ter a melhor equipe infanto-juvenil do estado. A torcida adversária em maioria, pressionou o time esmeraldino que abriu uma vantagem de 13 pontos, com grande desempenho dos palmeirenses, entretanto, no final do primeiro tempo, o pivô Marco Antonio dos Santos começou a acertar a mão e desequilibrar a partida, assumindo o comando da partida para não perder mais encerrando o placar com 58 a 48. Jogaram e marcaram para o Juventus sob o apito de Osvaldo Gelsomini e João Paulo: Ricardo 12, Ronaldo 10, Luiz 6, Horácio 4, Marco Antonio 24 e Nilton 4.
Na comemoração, as luzes apagadas do Ginásio do DEFE não tiraram o brilho da conquista grená.
No final do ano de 1970 o Técnico José Oda fez uma linda homenagem aos jogadores campeões, ofertando não só uma medalha de honra ao mérito:
Como também uma linda mensagem:

No jogo da entrega das faixas estavam presentes:
Em pé, da esquerda para direita: Sr. Siqueira, Paulo A. Santos, Milton, Marco Antonio dos Santos, Elcio, Ricardo, Francisco Prisco Neto, Paulo, Pachoal Ugliano, João Weiss
Agachados na mesma ordem: Chester, Ronaldo Tunisi, Roberto Stirbulov, Nilton Ambrózio, Luiz Augusto Pinto, Horácio Consomagno, Marcos Bussas.
Só quem viveu essa época pode entender o momento mágico. Francisco Prisco Neto que fazia parte desse grupo explica:
Difícil expressar a emoção de rever fotos, reencontrar amigos e lembrar desses momentos tão felizes. A simplicidade de se jogar por amor à camisa e a troco de um lanche e guaraná. Impossível não destacar o relacionamento que havia entre todos, era uma família e os professores e diretoria nos tratavam como filhos, queriam saber sobre estudos, frequência na escola. Fica minha homenagem a todos, entretanto, particularmente à família Agarelli, que tanto fez pelo Juventus. O Sr. Sergio era pessoa especial e dedicava um carinho por todos nós e a Dona Helena nos dava carona em seu fusca azul todos os dias de treino ou jogo, sendo nossa torcedora número 1. Que Deus os abençoe.
Parabéns a todos que participaram dessa jornada de ouro!
CLASSIFICAÇÕES DA DÉCADA DAS CATEGORIAS DE BASE
Mini
Campeão Metropolitano em 1976
Pré-Mirim
Vice campeão Metropolitano em 1968
Vice Campeão Metropolitano em 1974
Mirim
Vice campeão Metropolitano em 1968
Vice campeão Metropolitano em 1975
Campeão Metropolitano em 1976
Campeão Metropolitano em 1977
Infantil
Campeão Estadual em 1970
Campeão Metropolitano em 1977.








