Idealizado pelo arquiteto A. Toledo, com arquitetura original belíssima, amplas portas e janelas e detalhes em vidro e madeira, muito bem preservados, ergue-se à rua da Mooca, 2183, o prédio que abriga a E.E. Oswaldo Cruz, fundada por decreto de 07 de fevereiro de 1914 como “Segundo Grupo Escolar da Mooca”, sendo a escola instalada em 14/04/1914. Já em 1915, tendo como diretor Pérsio da Cunha Canto, segundo o Anuário do Ensino do Estado de São Paulo desse ano, foram matriculados 1.090 alunos.
Desde então, alguns acontecimentos compuseram a história da Escola :
– Em 22/02/1917 também com base em decreto, teve mudada a denominação para Grupo Escolar Oswaldo Cruz em homenagem ao eminente médico sanitarista.
– Logo em seguida, ou seja, em 27/02/1917, pelo decreto 52.597 o secretário de Estado dos Negócios da Educação, no uso de suas atribuições legais, autoriza o funcionamento do Segundo Grupo Escolar do Cambuci incorporando-o ao Grupo Escolar Oswaldo Cruz. com utilização das salas e demais dependências do prédio.
– Com a integração o Grupo Escolar Oswaldo Cruz passou a denominação de Unidade Integrada de Primeiro Grau Oswaldo Cruz.
– Em 29/01/76 a U.I.P.G. Oswaldo Cruz passou a ser denominada E.E.P.G. Oswaldo Cruz.
– Em 1918, a escola conseguiu fundar um núcleo de escoteiros filiado à Associação Brasileira de Escotismo.
– Em 1955 organizou a Bandinha Rítmica com várias apresentações na televisão.
– Com a reorganização das escolas, em 1996 passou a ter a denominação Escola Estadual de Primeiro Grau Oswaldo Cruz, passando a atender os jovens de 5ª à 8ª séries do Ensino Fundamental e oferecer o curso de EJA – Educação de Jovens e Adultos, destinado aos alunos de 5 à 8 séries no período noturno.
– No ano de 1999 com a denominação que prevalece até hoje – Escola Estadual Oswaldo Cruz -, iniciou em suas dependências o ensino médio regular no período da manhã.
– No ano de 2003 EJA – Ensino Médio noturno.
– No ano de 2004 passou a trabalhar como escola Vinculadora da Fundação Casa.
– No ano de 2005 inicia novamente ao atendimento a alunos de 1ª a 4ª série.
– No ano de 2008 fechou o período noturno
A Escola Estadual Oswaldo Cruz conta hoje com 26 classes entre Ensino Fundamental 1º ao 9º ano e Ensino Médio, além das 11 classes da unidade
 de Internação Feminina – como vinculadora da Fundação Casa – com aproximadamente 40 professores em exercício, 16 funcionários, gerente de organização escolar, 04 professores coordenadores, 01 vice diretor e o diretor de escola.
Tem como objetivo principal a formação intelectual do educando, exercício da cidadania, seu prepara para o trabalho e seguir nos estudos superiores. Promove formas diferentes de motivação para a aprendizagem, visando a qualidade do ensino e um bom atendimento à comunidade.
A escola é aberta à comunidade, integrando, construindo e participando junto aos pais, professores, alunos e funcionários, seu papel principal: educar e formar cidadãos conscientes e críticos, com a melhoria da qualidade de ensino, promovendo formas diferentes de motivação para aprendizagem, visando a qualidade de ensino, incentivando atividades extra-classe, como eventos esportivos e culturais com a participação da comunidade.
Em função de sua interessante e histórica arquitetura, o prédio passou por um processo de tombamento, sendo que em 1998 foi objeto de algumas obras de restauração visando a preservação de suas características. O tombamento foi formalizado em 07 de agosto de 2002.
A arquitetura é tão interessante que, segundo sua atual Diretora (desde 2007) Angela Maria Limberg, é comum ser procurada para autorizar a filmagem de cenas em seus interiores.
Milhares de mooquenses passaram por essa escola, lembrando sempre com carinho desse período. A eles se aliam dezenas de milhares de outros mooquenses que se orgulham de ter em nosso Bairro esse centenário local tão importante, charmoso e histórico.
(matéria inserida em 23/03/2014)