A Omel é um dos principais fabricantes de bombas de processo, centrífugas, vácuo, dosadoras, medidores de vazão e sopradores, com forte atuação nos segmentos de indústrias de açúcar e álcool, mineração, papel e celulose, químico e petroquímico, dentre outros.
A Omel foi fundada em 1952 pelo empresário italiano Sr. Giovanni Vallo, com sede na Rua Catarina Braida, bairro da Mooca em São Paulo, ali permanecendo até meados dos anos 80 quando, por questões comerciais, foi transferida para a cidade de Guarulhos, onde ainda está operando.
Quando ainda na Rua Catarina Braida, os escritórios da indústria estavam localizados em várias casas pertencentes a uma simpática vila localizada ao lado do prédio da fábrica. Após a transferência da empresa para Guarulhos, naturalmente as casas ficaram sem uso. Após o falecimento do Sr Giovanni Vallo, um de seus filhos, Marzio Vallo e sua esposa a arquiteta Débora Elisabeth Notrispe Vallo, que nunca perderam o vínculo afetivo com a Mooca, resolveram reformar todas as casas preservando, todavia, as características originais das quase centenárias construções, que datam da década de 1920.
Os resultados dessa magnífica iniciativa de preservação histórica podem ser vistos “in loco” e nas fotos que ilustram esta matéria.
Uma outra curiosidade dessa Vila Omel é que uma das casas, por deferência da família Vallo, é ocupada como sede do “Jornal Fanfulla”, criado em 1893 e voltado principalmente à colônia italiana de São Paulo.
Outro fato interessante, desta feita não relacionado à Vila, mas a empresa Omel, diz respeito à sua participação na 27ª edição da Feira Internacional de Mecânica, realizada no mês de maio de 2008. Nesta edição da Feira, a Omel resolveu homenagear suas origens e as velhas fábricas da Mooca construindo em seu estande (foto) um chaminé característico das antigas fábricas do bairro, tornando-se um ponto de intensa visitação durante o evento.