No (12/10) p.p. se vivo fosse ele teria 109 anos, Raphael Ruiz Munhoz meu pai, pessoa do bem.
Ele nasceu em 1907 na Espanha na cidade de Málaga e bem pequenino veio com sua tia para morar no Brasil.
Quando chegou foi morar na Rua João Antonio de Oliveira na casa que era de meu avô.
No dia 12 de outubro comemoramos a data de seu nascimento, o descobrimento da América, o dia das crianças e agora o dia de Nossa Senhora Aparecida.
Quando adulto sua profissão era a de chapeleiro, fazia e consertava chapéus.
Mas em uma dessas crises que a moda dá, os homens passaram a não usar mais chapéus e o velho faliu tendo que procurar outro tipo de atividade.
Já na Rua Tabajaras lembro que ele arrumou um emprego de Operador de Ponte Rolante na Fábrica de Aço Paulista e lá trabalhou até se aposentar.
Essa fábrica ficava na Av. Presidente Wilson logo após o viaduto da Rua Sarapui e dava emprego para muitos imigrantes.
Meu velho era de improvisar muitas coisas, lá na Tabajaras as pessoas vinham chamá-lo para fazer de tudo, desde matar galinhas e porcos (naquela época não existia avícolas nem supermercados quem quisesse comer um franguinho tinha que criar no quintal), até consertar enceradeiras, liquidificadores, aspirador de pó etc.
Tem um fato importante com relação a ele, como já falei nasceu em 1907 e morreu em 1986, em 1910 e 1985/86 foi registrado a passagem do cometa de Halley pela órbita do Sol podendo ser observado da terra, portanto ele estava presente nos dois anos em que esse cometa passou.
Como ele e a Tia dele vieram de navio e seu nascimento era no dia 12 de outubro, dia do descobrimento da América eu sempre brincava com ele perguntando se eles não tinham vindo com a caravela de Cristóvão Colombo. KKKKKKKKK
Essa é um pouquinho história da minha família!!!!
Nasci e me criei na Mooca, embora já não esteja morando mais lá, meu coração ainda teima em permanecer lá!!!!!
Orra meu!!!! Obrigado gente………
Sérgio Ruiz