A praça Alfredo Di Cunto, mas conhecida como horta das flores, é uma área de quase 6 mil metros quadrados de verde e é considerada o Pulmão da Mooca.
Voluntários do Bairro são responsáveis pela execução da manutenção da horta, além de promoverem atividades comunitárias no local, abertas à população e estimulando os moradores do entorno a usufruírem do espaço.
No local, além da horta, podemos encontrar também bromélias, orquídeas, paus-brasis, jequitibás-brancos, ipês e jatobás. Para quem deseja algo mais frutífero, no pomar pode se encontrar abacate, banana, manga, tomate e mais um monte de outros alimentos.
Como tem sido amplamente divulgado pela imprensa, o bairro da Mooca, é considerado um dos bairros de São Paulo com menor índice de cobertura verde por habitante e ainda corre o risco de perder uma de suas poucas áreas verdes. Uma promessa de campanha de 2016 do então prefeito João Dória (PSDB) foi a entrega de moradias populares e a continuidade foi dada pelo seu sucessor Bruno Covas (PSDB). Uma Parceria Público-Privada foi anunciada e a COHAB cedeu o terreno da Praça Alfredo Di Cunto para o consórcio Engeform-Telar, que seria responsável pela construção de moradias populares para pessoas com renda entre 2 e 5 salários mínimos.
Não discordamos da necessidade de construção de moradias populares em nossa cidade mas, com tantos outros espaços disponíveis por que a opção é justamente por uma área verde tão escassa em nossa cidade e, principalmente em nosso Bairro?
Atualmente existe um movimento para a manutenção do espaço e do trabalho do coletivo de educação ambiental. Nós, mooquenses, temos que nos unir para que não percamos uma das poucas áreas verdes que temos. Para tanto pedimos sua colaboração assinando o abaixo pela permanência da horta na Praça Alfredo di Cunto.
http://chng.it/MzKWKqzQ