Dentre as muitas indústrias localizadas na Mooca em épocas em que éramos um bairro industrial, uma delas teve um enorme prestígio não pela sua grandiosidade mas pelo produto que produzia, o qual caiu no gosto popular e transmitia uma imagem de simpatia, principalmente junto às crianças : a Groselha Vitaminada Milani, produzida pela Indústria de Bebidas Milani.

A Indústria, fundada em 1955, teve origem quando o imigrante italiano Celeste Milani conheceu um químico alemão que lhe apresentou uma bebida de grande aceitação na Europa: o xarope. Os dois resolveram então elaborar um sabor que caísse nas graças dos brasileiros. Depois de vários testes, eles lançaram o “Xarope de Groselha Artificial Milani”. Antes disso, Celeste Milani teria produzido vinho em tonéis na cidade de Bento Gonçalves (RS).

A fábrica da Milani ficava na Rua do Oratório, 2319 (esquina com rua Natal), no bairro da Mooca, em São Paulo (SP), local onde existe um edifício residencial batizado de Edifício Milani, cujo portão (foto), pelo que consta, é o mesmo da antiga fábrica.

A groselha se tornou popular quando foi lançada em um evento realizado anualmente, com muito sucesso, denominado Salão da Criança, quando Milani começou a vender saquinhos cilíndricos com suco feito com a groselha diluído em água. Esses saquinhos é que foram a inspiração das carinhas felizes que cantavam nos comerciais do produto na década de 1970. Na ocasião esses comerciais também fizeram muito sucesso, pela adoção de um “jingle”, criado por Edison Borges de Abranches, que você pode conhecer acessando https://youtu.be/iH0-_l4crAw .

O sucesso da Groselha entusiasmou a empresa a produzir outros produtos como licores e vermutes.

Não conseguimos apurar quando mas a Indústria de Bebidas Milani, diante de um grande prejuízo acumulado, foi obrigado a encerrar as suas atividades, vendendo a marca pelo preço simbólico de apenas um real (ou moeda equivalente à época), sendo que a groselha continua a ser produzida até hoje ainda com o nome de Milani.