O MOOCANDA é uma das organizações que surgiram na Mooca nos últimos anos que tem prestado relevantes serviços para o nosso bairro e para seus habitantes.
Tudo começou com algumas pessoas isoladamente efetuando caminhadas no Centro Educacional da Mooca. Posteriormente, o encontro cotidiano propiciou a formação de pequenos grupos, depois unificados sob a coordenação do Professor de Educação Física Walter Jordano, do próprio Centro, que também sugeriu a criação de uma associação.
Pouco tempo depois, resolveram fazer uma excursão para Embu e, no caminho, resolveram criar um nome para o grupo. Várias sugestões foram apresentadas, mas a que prevaleceu foi “MOOCANDA “, ou seja, a Mooca que anda. Foi assim que surgiu a Associação Recreativa e Esportiva MOOCANDA, entidade sem fins lucrativos, devidamente registrada, com o objetivo principal de proporcionar condicionamento
físico para pessoas da “melhor idade”.
Mas, não pensem que só pessoas da terceira idade participam da Associação. Pessoas de todas as faixas etárias vêm se agregando continuamente.
A sede do MOOCANDA está localizada dentro do Centro Educacional da Mooca, onde se situa a Subprefeitura Regional da Mooca, na Rua Taquari 549.
Para participar do MOOCANDA o interessado deve antes registrar-se no Centro Educacional da Mooca levando duas fotos, comprovante de endereço e atestado médico cardiológico, onde será feita uma ficha e entregue um crachá. Depois disso, deve ir, ali próximo, à sede do MOOCANDA, levando mais uma foto.
A Associação é dirigida por um Conselho Deliberativo e por uma Diretoria composta por nove membros, tendo sido o seu primeiro Presidente o sr. Paulo Vicari, cargo esse que desde a segunda gestão é hoje ocupado pela dinâmica sra. Delma Aparecida Garcia.
Além da caminhada, o MOOCANDA oferece outras atividades, como a tarde de cinema com a projeção de vídeos na sede da entidade, a tarde do baralho, um grupo de coral, além da realização de excursões para diversos locais.
Mas os benefícios do MOOCANDA não se restringem exclusivamente aos seus associados, pois o grupo é também voltado para benemerência, através da realização de eventos visando a ajuda a pessoas carentes.
Hoje o MOOCANDA conta com 350 sócios ativos, mas do cadastro consta um número bem maior. “Acontece que algumas pessoas deixam de vir por motivos diversos, embora, nesses casos, nós telefonamos e as incentivamos a retornarem, incentivo esse que geralmente dá resultado”, salientou a atual Presidente.
Aqui ninguém tem obrigação de pagar para participar – disse-nos também a sra Delma – o MOOCANDA vive de forma totalmente independente; nós pedimos uma contribuição no valor de R$ 3,00 de cada pessoa, para as despesas de manutenção da sede e para fazer o boletim informativo mensal, mas essa contribuição não é obrigatória. Contribui quem pode pagar.
Inúmeros freqüentadores possuem problemas cardiológicos, hipertensão, colesterol, depressão, etc. Como disse também a sra Delma : “ eles vêm pela manhã, tomam um cafezinho, fazem a caminhada, participam das brincadeiras, batem um papinho e isso acaba melhorando a saúde e o astral . Têm muitas pessoas que vão embora daqui na sexta feira tristes e torcendo para que chegue logo a segunda feira para poderem ter com quem conversar, distrair. Isso é realmente um presente para nós, porque todos que aqui trabalham são voluntários” .
Para comprovar o quanto a MOOCANDA é benéfica para seus associados, veja estes depoimentos de alguns de seus participantes :
Sra. Josefa Puerta :” Estou aqui desde de 1992, antes de fundar a MOOCANDA, e eu adoro isto daqui.Eu estive uma época doente, depois, no ano passado, perdi meu marido e comecei deixar de vir, mas eu percebi que estava me faltando algo, então percebi que era isso que me faltava, e voltei a freqüentar o MOOCANDA, gosto demais de todos aqui, eu acho que o meu problema de saúde acalma por causa das minhas caminhadas e do entrosamento com estas pessoas maravilhosas. Uma vez eu até comentei com o pessoal aqui, que quando eu morresse eu queria que me enterrasse com a camiseta da MOOCANDA”.
Sra. Luzia M. Maranhão: ”Eu comecei a caminhar depois de ter feito uma safena, e numa destas caminhadas foi quando pedi ajuda da Delma para organizar uma festa de Natal para as crianças carentes. Isso aqui é muito gratificante, eu adoro isso aqui, eu sempre digo que a MOOCANDA me ajudou a viver, porque eu me sinto útil, me faz muito bem levar este pessoal para passear, pois tem muita gente que não tem nem com quem falar, ou os filhos não ligam, então estas pessoas vêm aqui, desabafam, conversam, conhecem outras pessoas”.
Sra. Nadia H. K. Silva : Eu estou aqui desde o começo, faço parte do coral, participo de tudo que posso, eu gosto daqui, isto tornou-se minha família, quando saio de casa sou uma pessoa, quando chego aqui sou outra, eu tenho muitos problemas em casa, mas quando chego aqui fica tudo para trás, isto aqui é minha vida. Muita gente aqui não tem o carinho da família, então nós acabamos formando uma família “
É indubitável que esses depoimentos são o melhor retrato da importância do MOOCANDA e da satisfação com que as pessoas dele participam. De fato, não foi necessário qualquer esforço por parte da Equipe do Portal da Mooca para perceber esse ambiente de alegria e de entrosamento entre os participantes do MOOCANDA, formando uma grande família. E você ? O que você está esperando para se associar ?
entrevista concedida em setembro/2002