Não há muita gente que conheça, mas o Bairro da Mooca possui uma bandeira exclusiva com um significativo Brasão de Armas, ambos de autoria do heraldista (especialista na arte e ciência dos brasões) Dr. Lauro Ribeiro Escobar.
No brasão estão inseridas imagens representativas das características mais marcantes do Bairro : os colonizadores, o caráter de seus habitantes, a ponte do Tamanduateí – portão de entrada do Bairro, o hipódromo, as indústrias, os cursos d’água, o índio e, numa imagem muito curiosa, o imigrante, representado pela figura do comerciante Carlos Romanato, proprietário da famosa Cantina Romanato da Rua Javari, lamentavelmente já não mais existente, mas que permaneceu na lembrança de todos os que a conheceram, transformando-se num marco de referência.
A bandeira, que começou a ser adotada a partir de novembro de 1991, foi oficializada em 20 de julho de 2006, por intermédio da Lei nº 14.170.
Naturalmente, este é um pequeno resumo descritivo da bandeira e do brasão da Mooca. Veja abaixo mais detalhes.
BRASÃO DE ARMAS BAIRRO DA MOOCA
Autor- Dr. Lauro ribeiro Escobar
Descrição:
O Brasão de Armas do bairro da Mooca, de autoria de heraldista e vexilólogo, Dr. Lauro Ribeiro Escobar, assim se descreve: escudo ibérico, de blau, com uma ponta de três arcos e duas torres, encimada de um cavalo espantado, acompanhado de uma roda dentada ã destra e uma cruz pátea à sinistra, tudo de prata e assente em um rio de blau, ondado de prata. O escudo é encimado de coroa mural de prata, de quatro torres, suas portas abertas de goles, carregada ao centro do escudo das Armas do Município de São Paulo e é ladeado, à destra, de um índio de carnação com os ornatos típicos e à sinistra, de figura de um imigrante, baseada no comerciante Carlos Romanato, listel de blau, com o topônimo “Mooca”, de prata.
Interpretação:
O Brasão de Armas do bairro da Mooca, assim se interpreta:
a) O escudo ibérico, era usado em Portugal à época do descobrimento do Brasil e sua adoção evoca os primeiros colonizadores e desbravadores da nossa pátria.
b) A cor blau (azul) do campo do escudo, tem o significado de justiça, formosura, doçura, nobreza, perseverança, firmeza, incorruptível, glória, virtude, dignidade, zelo e lealdade, atributos dos pioneiros colonizadores do bairro da Mooca, legados a seus pósteros, à perseverante busca do progresso e da prosperidade que caracterizam seus moradores.
c) A ponte torreada, significa antiguidade, aliança, constância, união, representando a primitiva ponte sobre o rio Tamanduateí que caracterizou o portal de ingresso ao bairro da Mooca e a união deste com os demais bairros que formam a cidade de São Paulo.
d) O cavalo espantado (de pé sobre as patas traseiras), simboliza o valor, intrepidez e lealdade. Estando desprovido de arreios, emblema da independência e o repouso que sucede à fadiga. Assinala um dos pontos históricos do bairro, o Hipódromo, que presidiu ao nascimento do turfe no Brasil.
e) A roda dentada representa a indústria, a moderna fonte de prosperidade e a cruz pátea, a fé, a contribuição espiritual e cultural proporcionada pelos padres de Jesus, hoje multiplicada nos templos e escolas do bairro.
f) O metal prata, é sinal de felicidade, pureza, temperança, verdade, franqueza, integridade e amizade, referindo-se ao clima de harmonia e compreensão de que desfrutam os moradores do bairro, indispensável ao progresso e à prosperidade.
g) O rio, indica os cursos de água existentes no bairro, em especial o rio Tamanduateí.
h) A coroa mural de quatro torres, das quais três aparentes, caracteriza o aglomerado humano sem os fores de Cidade ou Vila. É a mais adequada para representar o patrimônio ou o bairro. Na parte central, é aposto o escudo das Armas do Município Paulistano.
i) O índio, relembra os primitivos povoadores do local e o imigrante, representado pela figura do comerciante Carlos Romanato, alude aos que vieram depois, para contribuir com o trabalho constante e profícuo, para o engrandecimento da cidade e do País.
j) No listel, o topônimo “Mooca” identifica o Bairro.
BANDEIRA DO BAIRRO DA MOOCA
Autor- Dr. Lauro Ribeiro Escobar
Descrição:
A Bandeira do Bairro da Mooca, também de autoria do heraldista e vexilólogo, Dr. Lauro Ribeiro Escobar, assim se descreve : retangular, de azul, com uma cruz firmada de branco, tendo brocante sobre o cruzamento de seus ramos, um círculo de branco, carregado do Brasão de Armas do bairro da Mooca.
Interpretação:
O azul e o branco se revestem do mesmo simbolismo referido para os esmaltes do Brasão de Armas, sendo de se notar, entretanto, que o branco das bandeiras corresponde ao metal prata dos brasões de armas. A cruz é símbolo de fé e o círculo, de eternidade, pois se trata de figura geométrica que não tem principio nem fim, salientando o propósito dos moradores do bairro de perpetuar a existência desta.
* Colaborou Raphael Luongo Cardamone