Moro na querida Mooca desde que nasci, há 44 anos. Cresci no IAPI, aquele antigo conjunto residencial situado à Rua dos Trilhos, altura do n° 1.500.
É difícil descrever como foi bom minha infância, estudei o curso primário no antigo Externato Matoso, que depois passou a se chamar “Instituto Manhattam” (local onde hoje fica uma pizzaria de metro, na Rua dos Trilhos). Na Rua Catarina Braida ficava a Pizzaria Romanato, com suas poucas mesas e portas de madeira e vidros. Me lembro que aos sábados meus pais me levavam jantar no restaurante “Buona Sera” (Acho que é assim que se escreve), na Rua da Mooca, onde eu comia uma deliciosa “pasta” acompanhada de Guaraná Antarctica (com tampinha de rolha), e música ao vivo. Bons tempos…
Estudei o ginásio na “E.E. de 1° grau Armando Araújo” e depois de fazer o “vestibulinho” ingressei na tradicional “E.E de 1° e 2° graus Firmino de Proença”.
Já adolescente passei a freqüentar as matinês do Clube Juventus, quando o salão era lá embaixo, onde hoje fica o restaurante. Também tenho saudades das matinês da discoteca “Archote” que ficava na Av. Paes de Barros” (local onde hoje fica o Bank Boston). Bons tempos….
Morar na Mooca é um grande barato, até hoje!
Lembranças não faltam, tampouco saudades. Mas acima de tudo, orgulho, de viver em um lugar mágico como este.
Paulo Sampaio