A Web Rádio Mooca é um dos ícones do bairro da Mooca. Para contar a história dessa emissora entrevistamos o seu criador Marcelo Santos e o principal locutor Renato Corona, entrevista essa que reproduzimos abaixo:

“Eu, Marcelo Santos, sempre fui um cara apaixonado por rádio. Num momento da minha vida participei de uma emissora onde tive a oportunidade de conviver com aquelas pessoas que eu ouvia na rádio. Além disso, notamos que havia pouquíssima divulgação  a respeito do Juventus. Tudo isso junto criou o incentivo para a criação da Web Rádio Mooca no dia 9 de maio de 2011. Inicialmente só transmitíamos músicas pois até termos recursos para comprar equipamentos, demorou mais um ano para fazermos transmissões externas. A primeira transmissão externa ocorreu em 11/02/2012 numa partida entre Juventus 5 x Oswaldo Cruz 0, realizada no estádio juventino.

O criador da Web Rádio Mooca fui eu, mas hoje a emissora só existe por conta das pessoas que, ao longo dos anos, abraçaram a ideia, pessoas essas que formaram um grupo de amigos e isso foi muito importante porque um projeto não caminha sozinho. Atualmente, a WRM conta com a participação do Renato Corona, Raony Pacheco (hoje um pouco afastado por força de outros compromissos), Silvio Oshiro, Wagner Hiroi, além do Marcelo e o Edson Luiz nas reportagens e o Rubens nas redes sociais, além do pessoal do programa semanal “Atrás do Gol”: Guizão, Hamilton Kuniochi, Ricardo de Castro e outros esporádicos.

O objetivo principal que me levou à criação da Web Rádio Mooca foi o Juventus. A WRM surgiu com a finalidade de ser musical e esportiva porém, no meio do caminho, a gente encontrou alguns entraves e um deles foi o ECAD e aí nós optamos por fazê-la uma rádio esportiva e jornalística.

Mas não pense que a operacionalização era fácil. Pelo contrário. Encontramos várias dificuldades, principalmente no início de nossas atividades. No começo somente eu dispunha da carteira de jornalista. Com isso, só eu tinha condições de adentrar aos estádios. Aos poucos fomos conseguindo a credenciamento de outras pessoas. Hoje, temos ainda algumas dificuldades, mas por fatores que não depende nós como, por exemplo, o problema da internet pois, muitas vezes, a qualidade do sinal nos estádios prejudica sensivelmente as transmissões mas, com criatividade temos conseguido superar esses percalços. Costumo dizer que o DNA da Web Rádio Mooca é vencer adversidades.”

Indagado a respeito de quais foram as melhores entrevistas ao longo destes 10 anos de Web Rádio Mooca, Marcelo não hesitou em destacar a realizada com o Geová Francisco de Oliveira, à época Diretor de Futebol do Juventus, o qual respondeu com franqueza todas as perguntas.” Complementando a resposta o locutor Renato Corona lembrou também da entrevista com o Professor Pasquale Cipro Neto “que resultou numa das maiores audiências, sendo a mesma enriquecedora diante do conhecimento que ele tem como torcedor, divulgando o Juventus pelo mundo afora”. Além dessas, Corona também cita a entrevista com o técnico Serginho (foto) que pediu demissão através do microfone da Web Rádio, a do atacante Gil e a do líder da torcida Ju Jovem, Sérgio Mangiullo.

Complementando a entrevista, Marcelo destaca que “nos últimos tempos a Web Rádio Mooca vem se fortalecendo, principalmente depois que o comércio da Mooca passou a acreditar na gente, patrocinando nossas transmissões e oferecendo brindes a serem sorteados entre os ouvintes ou premiando o melhor jogador de cada partida, premiação essa que já foi objeto de citações em várias emissoras de TV e rádio. Esse crescimento da WRM tem nos possibilitado, nos últimos anos, a podermos acompanhar todos os jogos do Juventus tanto na Javari como em estádios adversários, sempre com lisura e seguindo as regras da FPF, linha de conduta essa que nos faz ser respeitados pelos fiscais dessa Federação ”

Publicado em 15/02/2022