19 de abril – é comemorado o Dia do Índio. Este dia deveria ter uma comemoração maior em nosso Bairro em virtude de que suas origens são diretamente relacionadas ao povo indígena pois, segundo os historiadores, a região leste de São Paulo, onde se situa o bairro da Mooca, deve ter sido o local da maior concentração de índios de toda São Paulo. O elemento indígena foi tão forte que deixou sua lembrança no nome do bairro: MOOCA.

Segundo historiadores, o vocábulo é oriundo do Tupi Guarani e possui duas versões, MOO-KA (ares amenos, secos, sadios) e MOO-OCA (fazer casa), expressão usadas pelos índios da Tribo Guarani para denominar os primeiros habitantes brancos, que erguiam suas casas de barro na região posteriormente conhecida como Mooca.

Como prova dessa influência em nossa história estão as inúmeras ruas denominadas com expressões indígenas: Javari, Taquari, Cassandoca, Itaquerí, Araribóia, Guaimbê, Tabajaras, Jupuruchita, Curupacê, Itajaí, Quariterê e outras.

Essa influência e essa importância do indígena em relação ao nosso Bairro foi reconhecida e consignada por intermédio da inclusão da figura de um índio, ao lado de um imigrante, na bandeira da Mooca.

Publicado em 19/04/2022