Conforme consta da história da Mooca relatada neste Portal, o Jóquei Clube de São Paulo foi instalado inicialmente no bairro da Mooca. Pois bem, talvez a mais tradicional prova do turfe paulista, ou seja, o Grande Prêmio São Paulo, foi corrido pela primeira vez em 7 de outubro de 1923.
Era desejo inicial de seus idealizadores que essa prova integrasse as festividades comemorativas da passagem do Centenário da Independência, a 7 de setembro de 1922, mas tal não foi possível em razão das obras de remodelação em andamento no Hipódromo Paulistano, inclusive com o aumento da pista, como decorrência da aquisição, por parte da sociedade, de terrenos situados ao lado oposto da raia.
Nessa primeira competição, realizada em 1923, na distância de 3.200 metros e com a dotação de 50 mil réis, o vencedor foi Mehamet Ali, um cavalo argentino de 4 anos, pelagem castanho, conduzido por Timóteo Batista e de propriedade do Conde Rodolpho Crespi.
Dois anos depois, o Grande Prêmio São Paulo registrou um fato histórico: pela primeira e única vez ocorreria um empate na primeira colocação entre o mesmo Mehamet Ali e o cavalo Aprompto, numa chegada emocionante.
Tão grande foi a alegria do proprietário, Conde Crespi, que mandou confeccionar um medalhão em homenagem ao cavalo Mehamet Ali e o colocou sobre o portão principal da fábrica do Cotonifício Rodolfo Crespi. Esse medalhão pode ser visto ainda hoje no portal de entrada do Cotonifício, localizado à Rua Javari nº 403 e merece ser restaurado e conservado, pois é objeto de um fato interessante e histórico.